30 de Novembro de 2018
Querido Cossa,
Como é que estás?
Que bom que estes dias te deste mais tempo para levar as crianças a passear ou simplesmente a brincar num dos parquinhos da zona. Elas adoram estar na rua e quando vocês saem eu posso ter um pouco de tempo para mim, para dormir, para ler, para trabalhar, para comunicar-me com a minha gente, ou simplesmente para estar e desfrutar de ser eu. Isso é fantástico!
Mas tenho notado um padrão na tua logística prévia à saída de casa que me preocupa. Quase sempre que vocês saem sem mim, tu tens a expectativa de que eu vou organizar a pasta das crianças – a água, a frutinha, as fraldas, etc. As vezes até perguntas se a pasta já está organizada como se isso fosse condição para saíres com as crianças.
Não tenho nenhum problema em organizar a pasta das crianças de vez em quando, mas não como sistema, como se fosse uma obrigação. Ao levares as crianças à passear não estás a fazer um favor a ninguém, muito menos a mim. Estás sim a ser pai, a assumir a tua co-responsabilidade nos cuidados das nossas crianças lindas. Se fosses um amigo, que me estivesse a fazer um favor, aí sim, a responsabilidade de organizar a pasta das crianças seria apenas minha. Eu estaria a facilitar as coisas para o amigo que amavelmente me veio facilitar a vida.
Como esse não é o caso, não vejo outra alternativa se não que te organizes melhor para poderes te preparar para a tua saída de casa com as crianças. Isso implica primeiro decidires para onde vais (se estarás na rua ou dentro de algum lugar, se vais para longe ou perto de casa) e por quanto tempo para saberes o que levar. Essas coisas podem variar entre:
- Fraldas
- Lanchinho
- Brinquedo
- Livro
- Uma muda de roupa
- Agasalho
- Capacetes se forem andar de bicicleta, etc.
A preparação dá trabalho sim, mas faz parte do processo. E é melhor saíres preparado do que acabar comprando coisas que temos em casa, só porque foram esquecidas ao se arrumar a pasta das crianças a correr. Eu ajudarei quando for necessário, mas deve ficar claro que quando sais com as crianças a preparação é da tua responsabilidade. Do mesmo modo, que quando eu saio com elas sem ti, não te peço sistematicamente para arrumares a pasta delas.
Ambos achamos que o sucesso de um bom passeio com crianças, depende de uma boa preparação. Então, vamos lá pôr esse pensamento em prática!
Com amor,
Eu.