7 de Maio de 2019
Querido Cossa,
Gosto de programar as nossas férias contigo. Sempre tens muitas ideias de coisas que poderíamos fazer e isso faz com que eu entre no feeling das férias antes de as iniciar. Gosto!
Mas tenho a impressão que de certa forma continuas a programar as férias familiares como se fossem só para nós os dois, sem as crianças. Porém, por enquanto as nossas crianças ainda são muito pequenas e, não as deixamos com terceiras pessoas. Os teus planos têm dois itens estrela:
- Dormir sem hora para acordar. Por acaso, esse é um dos meus sonhos não só para as férias.
- Passar as férias sem planos – decidindo ao acordar o que fazer e/ou visitar.
Não quero te cortar o barato, mas sinto que tenho que te chamar de volta à nossa realidade. Fica difícil materializar esses planos com 3 crianças pequenas. Porque doutra forma, as férias acabam sendo mais para tu descansares em vez de ser para nós descansarmos. Por exemplo, quando dormes até as 12:00, enquanto as crianças acordam as 7:00, e depois queres dar um passeio em família no período da tarde, significa que eu não descanso. Ou, acabo adormecendo cedo, praticamente quando as crianças apagam. Por outro lado, se decides explorar a vida nocturna do sítio que estamos a visitar, te esqueces que já não tens 25 anos e que vais precisar de mais tempo no dia seguinte para te recuperares da noitada, precisando dormir uma boa parte da tarde também.
Assim parece que tu precisavas de férias, e as crianças e eu fomos te acompanhar. Acontece que eu também preciso de férias, de facto planeamos umas férias familiares e, com essa dinâmica eu acabo precisando de tempo depois das ferias para descansar das férias. Isso não me parece justo!
Como ambos somos amantes do sono sem hora para acordar, quero propor-te uma dinâmica diferente nas próximas férias que fizermos fora da nossa cidade:
- Fazermos escala para dormirmos até as 12:00. Um dia tu e outro eu.
- Se apetecer-nos saídas individualmente para conhecer um pouco da vida nocturna do lugar em que estamos, devemos voltar para casa numa hora que nos permite estar operacional antes das 12:00 do dia seguinte. Cada um/a sabe qual é a sua hora.
- Não precisamos fazer todos os passeios juntos, e podemos fazer turnos nos passeios, tendo em conta que as crianças precisam estar activas para não ficarem chatas e também poderem dormir a noite sem stress. Pela nossa experiência, com crianças não funciona a 100% umas férias sem planos.
- De momento, se calhar podíamos fazer mais férias na natureza do que no ‘betão’ porque aí podemos deixar @s bichinh@s solt@s para explorarem, e ambos podemos estar mais relaxados.
O que achas?
Com amor, Eu.